Não vivo de poesia, vivo a poesia.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Como escolher o tema da sua monografia

       Chegou 2015, e com ele mais responsabilidades. Em um ano muitas coisas podem acontecer, mas só se você estiver disposto a fazê-las. Nesse ano tenho que acelerar minha vida profissional, começando pela minha monografia, que agora abro um espaço para falar sobre ela. 
          Escolhi um tema simples, mas que me interessa: 

a defensoria pública como forma de inclusão cidadã. 

          Desde que li o livro As Misérias do Processo Penal de Francesco Carnelutti no meu segundo ano de faculdade, comecei a olhar diferente para os Direitos Humanos e para a figura do indivíduo como cidadão concernente de direitos e deveres. A luta de classes por direitos sempre esteve na história, e por essas lutas, hoje temos a oportunidade de estudar Direito. A Defensoria nada mais é que uma grande conquista política e social que o Brasil está aprimorando, tendo respaldo na Constituição Federal em seu art. 134. Ela hoje, costumo pensar, é uma das mais grandes provas que um programa constitucional deu certo. Um programa que busca conceder ao indivíduo a oportunidade de estar adquirindo direitos sem nenhum gasto econômico de sua parte, tornando assim o indivíduo não só um individuo, mas um cidadão mais completo.


"Quem se perdeu pelo caminho precisa de ajuda, e não de desprezo."
-Luis Roberto Barroso-

         Minhas dicas:
  • Se identificar com algum assunto, isso não é simples quanto parece. Em algum momento da sua faculdade alguma matéria lhe chamou mais a atenção, aquela que você teve facilidade, que foi fácil, que foi polêmica, que abriu seus horizontes, etc. 
  • Ter vontade de falar sobre ele, porque você ficará um bom tempo amassando o barro com o seu tema;
  • Escolher um tema que tenha uma quantidade razoável de livros, doutrinas, revistas, etc, porque depois o aluno fica igual louco procurando os livros, e o tempo vai se passando, antes da escolha observe isso;
  • A monografia é um desafio e uma oportunidade de crescimento na sua área, escolha um tema que seja importante pra você, não só porque seja fácil, mas tem que haver um grau de importância tanto pra você, como para a sociedade. É um fechamento de curso, um encerramento de seus estudos, faça valer a pena, não faça por fazer, faça com o coração. Você vai conseguir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário